STJ decide que os segurados do INSS tem direito à revisão da vida toda


O Superior Tribunal de Justiça – STJ, decidiu por unanimidade, na última quarta-feira (11/12/19) que os segurados do INSS tem direito à revisão do seu benefício que inclua todas as contribuições, mesmo as vertidas antes de julho de 1994.

Desde 1999, a regra de cálculos de aposentadorias do INSS é a média aritmética simples, das 80% maiores contribuições do trabalhador, a partir de julho de 1994, data de entrada em vigor do plano real.

No entanto, para aqueles trabalhadores que recebiam salários altos antes de 1994, esse cálculo era ingrato, pois o tempo era contado para fins de aposentadoria, mas as contribuições não.

Assim, para esses trabalhadores, a partir desta decisão do STJ, passou a ser possível revisar o benefício para aumentar seu valor.

QUEM TEM DIREITO?

Todo trabalhador que se aposentou há menos de 10 anos.

Vale lembrar que a regra do Art. 103 da Lei 8.213/91, que trata do prazo decadencial de revisão permanece válida. Assim, só é possível revisar os benefícios com no máximo 10 anos do ato de concessão.

PARA QUEM VALE A PENA?

Essa revisão só vale a pena para aqueles trabalhadores que antes de 1994 recebiam salários mais altos que os recebidos após o plano real.

Poderão ser revistos os benefícios de Aposentadoria Por Tempo de Contribuição, Aposentadoria Por Invalidez, Pensão por Morte e Auxílio-Doença, apesar de este último dificilmente valer a pena

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

- documentos pessoais: RG, CPF e Comprovante de Residência.
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais
- Carta de Concessão do Benefício atual

COMO CONSIGO ESTES DOCUMENTOS?

Todos os documentos podem ser retirados do Site “meu INSS” através da senha individual que cada trabalhador pode fazer, também através da internet, ou no telefone 135 da previdência social.

Mas atenção!!! somente os trabalhadores com salários mais altos deverão requerer esta revisão. Se os salários eram os mesmos, ou menores no período anterior a 1994, não ajuíze a ação, pois você corre um grande risco de ter o salário reduzido. CUIDADO!

Caso você tenha interesse em simular os valores de uma possível revisão, tenho uma promoção super especial para você.  você receberá por e-mail a planilha de cálculos detalhada para verificar se vale ou não a pena solicitar a revisão.

Clique no link a seguir para adquirir este serviço 100% online.



Em destaque

Pente-fino do INSS corta quase metade dos auxílios analisados

Uso de sistema automático de concessão de benefício por incapacidade temporária com envio de atestado pelo 'Meu INSS' agilizou proce...